10 maneiras de usar o Nearpod na sala de aula (Blog image)

10 maneiras de usar o Nearpod na sala de aula

October 16, 2023Vitoria Mendes Rogers

Mas afinal, o que é o Nearpod?

O Nearpod ajuda os educadores a tornarem qualquer lição interativa, seja na sala de aula ou virtualmente. O conceito é simples. O Nearpod torna o ensino mais fácil com as ferramentas interativas, recursos e conteúdo de que os professores precisam –  tudo em um só lugar.

Um professor pode criar apresentações interativas que podem conter questionários, enquetes, vídeos, quadros colaborativos e muito mais. Você pode fazer upload de suas lições existentes e torná-las interativas usando o Nearpod na sala de aula.

Os alunos podem acessar a apresentação de participação ao vivo de um professor por meio de um código, e o professor então conduz a aula pela lição e permite que os alunos interajam com o conteúdo conforme avançam. Os professores também podem optar pelo modo “Ritmo do Aluno”, onde o aluno controla o fluxo da lição. Esse modo é perfeito para aprendizado remoto, aprendizado híbrido, dias de substituição, tarefas de casa ou trabalho independente.

Fomente o amor pelo aprendizado em cada estudante com o Nearpod. Professores podem criar uma conta gratuita abaixo e acessar diversos recursos para criar lições interativas. Administradores podem agendar um bate-papo com nossa equipe e explorar todo o potencial do Nearpod para escolas e redes de escolas.

10 maneiras de usar o Nearpod na sala de aula

Aqui estão algumas dicas sobre como usar o Nearpod efetivamente na sala de aula:

1. Comece simples com materiais que você já possui

Nearpod integrations

Se você é novo no Nearpod, comece com apresentações simples e elementos interativos para se familiarizar com a plataforma. Com o tempo, você pode explorar recursos mais avançados. Em vez de usar o PowerPoint ou o Google Slides, você pode utilizar o Nearpod e tornar a lição mais interativa. Você pode fazer o upload das  suas apresentações existentes do Google Slides, PDFs e PowerPoints no aplicativo para criar instantaneamente uma apresentação do Nearpod. Em seguida, você pode escolher entre inúmeras atividades interativas e avaliações formativas. As apresentações serão enviadas para o dispositivo de cada aluno na sala de aula. Super prático e eficiente!

2. Engaje com Gamificação e atividades interativas

Faça uso dos recursos interativos do Nearpod, como questionários, enquetes, perguntas abertas e quadros colaborativos para envolver os alunos e promover a participação ativa.

Uma maneira simples de implementar o Nearpod em sua instrução diária é fazer com que os alunos participem de uma atividade interativa. Adicione interesse e entusiasmo à aprendizagem cotidiana com recursos como Drag and Drop (Arrastar e Soltar), Draw It, (Desenhe) , Time to Climb (Hora de Subir), Matching Pairs (Pares Correspondentes) e Collaborate Board (Quadro Colaborativo). 

Para revisar uma unidade, utilize o quiz gamificado de múltipla escolha, Time to Climb. Com o Collaborate Board, os professores podem realizar discussões em sala de aula com os alunos usando um quadro interativo para compartilhar ideias em tempo real.

Nearpod activities: Time to Climb, Matching Pairs, Draw It

Usando o Nearpod, você pode oferecer suporte individualizado a alunos, adaptando as lições para atender às suas necessidades específicas. Isso inclui fornecer recursos extras para alunos com deficiência visual ou oferecer suporte adicional a alunos com dificuldades de aprendizado. Você pode duplicar e personalizar as lições, incluindo atividades de avaliação formativa, coletando feedback e garantindo acessibilidade inclusiva.

3. Diferencie a Instrução

O Nearpod é uma ferramenta versátil que permite que os professores diferenciem a instrução, atendendo às necessidades únicas de cada aluno em sala de aula e  fornecendo diferentes níveis de conteúdo ou atividades para alunos com habilidades variadas.

Você pode criar lições personalizadas para atender às necessidades individuais dos alunos, fornecendo recursos adicionais para aqueles que precisam de apoio extra e desafios para os alunos mais avançados.

O Nearpod permite incluir uma variedade de formatos de conteúdo, como vídeos, áudios e interações interativas, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível a diferentes estilos de aprendizado. Você pode incorporar avaliações formativas para verificar o entendimento dos alunos em tempo real e ajustar a instrução com base nos resultados. Os alunos podem progredir no seu próprio ritmo, revisitando o conteúdo conforme necessário, o que é útil para aqueles que aprendem em velocidades diferentes.

Usar a plataforma  para distribuir recursos é outra maneira simples de usá-lo na sala de aula. Você pode preencher sua apresentação com imagens ou planilhas e pedir aos alunos que usem o recurso de Notas dos Alunos para salvar a apresentação em seus dispositivos e acessar as informações posteriormente ao estudar para um exame ou fazer a lição de casa.

4. Avaliação formativa em tempo real

Use o Nearpod para avaliação formativa em tempo real. Isso permite que você avalie o entendimento dos alunos durante uma lição e ajuste sua instrução conforme necessário.

Como professor, você pode criar questionários personalizados, enquetes, perguntas abertas, atividades de desenho e muito mais. Use essas ferramentas para ver as respostas dos alunos e verificar o entendimento deles em tempo real. Os professores podem coletar feedback individual dos alunos e adaptar a instrução com base nas respostas, atendendo às necessidades específicas de cada aluno.

5. Incentive o Aprendizado no Ritmo do Aluno

Além das sessões ao vivo, considere usar o modo “Ritmo do Aluno”. Isso permite que os alunos progridam na lição em seu próprio ritmo, o que pode ser útil para tarefas de casa ou estudo independente. 

Ainda que os alunos estejam  trabalhando de forma independente nas atividades propostas, os professores podem acompanhar o progresso de cada aluno e identificar onde podem precisar de mais apoio ou desafio.

6. Immersive Reader – O leitor imersivo integrado ao Nearpod

O leitor imersivo, uma ferramenta poderosa de acessibilidade da Microsoft, foi integrado ao Nearpod, enriquecendo significativamente a experiência de aprendizado. Essa integração permite que os alunos acessem um ambiente de leitura mais inclusivo e personalizado durante as apresentações do Nearpod. O leitor imersivo oferece recursos como a leitura em voz alta do texto, destaque de palavras, ajuste de espaçamento e tamanho da fonte, além de tradução em diversos idiomas, tornando o conteúdo mais acessível para alunos com diferentes estilos de aprendizado e necessidades específicas. Isso não apenas promove a inclusão, mas também ajuda os educadores a atender às necessidades de uma sala de aula diversificada, proporcionando um ambiente de aprendizado mais equitativo e eficaz.

7. Modelagem

Draw It activities on Nearpod

O Nearpod  também possui um recurso chamado DrawIt (Ferramenta exclusiva de desenho) que pode ser incorporado às suas apresentações. Essa ferramenta projeta uma lousa interativa nos dispositivos dos alunos. O dispositivo do professor exibirá todos os “desenhos” dos alunos e o professor poderá então “compartilhar” lousas individuais com toda a turma. Clicar em “compartilhar” fará com que o “desenho” escolhido apareça em todos os dispositivos. Isso permite que os professores compartilhem bons trabalhos e modelem boas progressões.

8. Tarefas abertas

O Nearpod na sala de aula permite flexibilidade criativa. O recurso de Open-Ended Questions (Perguntas Abertas) permite ao professor fazer uma pergunta ou criar um cenário para os alunos responderem. Com essa ferramenta, você pode facilitar tarefas de escrita criativa. Como resultado, a vantagem de usar algo como o Nearpod para esse tipo de atividade é que as respostas “Abertas” são automaticamente registradas nos relatórios.

Three students with laptop, one raising her hand

9. Definir tarefas de casa

Todos os exemplos acima giram em torno da ideia de usar o Nearpod em uma sessão ao vivo, mas os alunos também podem se envolver por conta própria. Você pode fornecer um código de “Ritmo do Aluno” e eles podem acessar a lição do Nearpod em casa ou em qualquer lugar com uma conexão à internet.

10. Compartilhar e usar recursos pré-fabricados

Uma maneira de usar o Nearpod envolve quase nenhum trabalho. Depois de fazer login, clique no botão “Biblioteca Nearpod” no lado esquerdo e você será direcionado para uma biblioteca de lições pré-fabricadas do Nearpod. Você pode encontrar apresentações interativas sobre quase qualquer assunto para o Ensino Fundamental e Médio, feitas por especialistas em cada disciplina. Refine sua pesquisa usando os filtros no lado esquerdo, digitando na barra de pesquisa ou explorando nosso conteúdo em destaque. Você pode pesquisar por tipo de lição, padrões, disciplinas, níveis de ensino e palavras-chave.

A Biblioteca do Nearpod conta com centenas de lições já traduzidas para o Português mas estamos sempre disponibilizando novas lições ao longo do ano letivo.

Nearpod lesson library

Empoderando todos os professores, independente do que você ensina

Lembre-se de que o Nearpod é uma plataforma versátil, e sua eficácia depende de como você a integra ao seu estilo de ensino e às necessidades específicas de seus alunos. Experimente, aprenda com suas experiências e adapte sua abordagem conforme necessário.

O Nearpod pode ser utilizado por professores de qualquer disciplina, em qualquer contexto de ensino e por  alunos de  qualquer faixa etária. Economize  tempo com avaliações formativas em tempo real e relatórios de sessões e  construa uma cultura conectada dentro e fora da sala de aula.

Fomente o amor pelo aprendizado em cada estudante com o Nearpod. Professores podem criar uma conta gratuita abaixo e acessar diversos recursos para criar lições interativas. Administradores podem agendar um bate-papo com nossa equipe e explorar todo o potencial do Nearpod para escolas e redes de escolas.

Prev Post Next Post